• .

Personalidades Irlandesas - Pierce Brosnan



O 007 é irlandês.



Pierce Brosnan nasceu em 16 de maio de 1953 em Drogheda, County Louth na Irlanda, filho único de Thomas Brosnan (carpinteiro) e May Brosnan. Ele vivia em uma cidade pequena em Navan, Couty Meath. Sua infância não foi fácil, seu pai os abandonou quando ele tinha 4 anos (Pierce conta que nunca conheceu seu pai), e sua mãe teve que ir para Londres para trabalhar, deixando-o com seus avós paternos. Até aos 11 anos, Brosnan estudou em um internato católico irlandês. Logo após, foi morar com sua mãe e novo padrasto Willian Charmachiel em Londres, era conhecido em sua nova escola como o "irlandês". Após concluir os estudos, Pierce decide torna-se um pintor e começa a estudar desenho comercial  na faculdade. Porém com o passar do tempo, ele decide que quer ser ator e estuda por 3 anos no Drama Centre London. Em 1975, logo após se graduar, Brosnan começa atuar em várias peças e começa a ganhar o cinema e programas de televisão com  aparições nos filmes "The Long Good Friday" (1980), "The Mirror Crack´d" (1980) e nos programas, "The professional", "Muphy´s Stroke" e "Play for Today".

Em 1982 se mudou para os Estados Unidos, pois conseguiu um papel na série de detetive da NBC, "Remington Steele". Sua atuação teve elogios da crítica, sendo até publicado no jornal Washington Post com a curiosa citação. "Poderia ser ele um novo James Bond". Em 1985, Brosnan faturou seu primeiro prêmio. Globo de Ouro de 1985, em sua atuação em Shaw II. Dez anos mais tarde, seu papel mais conhecido, onde viveu por 9 anos, o eterno James Bond, em 4 filmes "007 contra GoldenEye, O Amanhã Nunca Morre, O mundo não é o bastante e Um Novo dia para Morrer".

Em 2004, enquanto a imprensa mundial se perguntava se Brosnan, com apoio dos fãs e da crítica, faria um quinto filme da série após seu contrato para quatro filmes ter terminado, uma onda de boatos assolou a indústria do cinema e os tabloides ingleses sobre seu destino, ora sendo noticiado que ele continuaria, ora que ele tinha desistido ou sido descartado, ora que um ator mais novo seria contratado para seu lugar, com diversas declarações desencontradas do próprio ator e dos produtores da série. Finalmente, em outubro de 2005, os boatos acabaram com o anúncio do fim da carreira de Pierce Brosnan como James Bond e a contratação de Daniel Craig para o papel.
Seu primeiro filme pós‐Bond foi Laws of Attraction (Leis da Atração), uma comédia romântica com Julianne Moore, seguida de The Matador (O Matador), em que satirizava um assassino profissional, filme pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro de melhor actor em comédia ou musical.
Entre seu últimos projetos de actor e produtor estão a continuação de Thomas Crown — A Arte do Crime e a versão para o cinema do musical da banda sueca ABBA, Mamma Mia!, com Meryl Streep. Em 2007 viveu um psicótico que atormenta um casal em Butterfly on a Wheel (Encurralados) e também interpretou o personagem Quíron na adaptação do primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, que estreou em 12 de fevereiro de 2010.

Brosnan é casado pela segunda vez com a jornalista Keely Shaye Smith, após ter ficado viúvo da atriz australiana Cassandra Harris, falecida de câncer de ovário em 1991, e tem cinco filhos. Naturalizado norte‐americano desde 2004, mas retendo a cidadania irlandesa por vontade própria, vive hoje com a família em Malibu, na Califórnia, possuindo ainda duas residências, no Havaí e em Dublin, Irlanda.
Eleitor de John Kerry à presidência dos Estados Unidos e ativista a favor do controle de armas e casamento entre pessoas do mesmo sexo, Brosnan foi condecorado em julho de 2003 pela rainha Elizabeth II com uma OBE (Ordem do Império Britânico) honorária, por sua contribuição à indústria do cinema da Grã-Bretanha. É, também membro de grupo ambientalista e segue a alimentação vegana por amor e respeito aos animais. Sea Shepherd Conservation Society.

Retirado e adaptado da wikipedia.

















0 comments:

Postar um comentário