• .

Filmes Irlandeses



A Irlanda possui uma infinidade de filmes, alguns ganhadores de Oscars e diversos prêmios, fora filmes americanos com referências a Irlanda, sobre sua cultura, história, etc. Aqui falaremos sobre alguns.


 My left foot (The Story of Christy Brown) 1989



Indicado para cinco categorias do prêmio Oscar (venceu duas), filme do diretor irlandês Jim Sheridan baseada na história real de Christy Brown, o 10º de um total de 22 filhos de uma família pobre irlandesa, Christy sofre de paralisia cerebral tão grave que por vários anos ele é considerado um "tonto". Mas em uma luta apaixonada ele utiliza o único membro sobre o qual conseguiu algum controle, seu pé esquerdo, para escrever um apelo para a única pessoa que pode ajudá-lo a conseguir desenvolver seu potencial : "Mãe". Essa é a primeira de muitas palavras, e trabalhos, que Christy ira utilizar para superar sua amarga solidão, raiva e sexualidade reprimida para assombrar o mundo com o talento sem paralelo, e felizmente revelado, de um verdadeiro artista.

A seguir, alguns filmes que contam a história da Irlanda, da autoria do site folha.com .


"Apenas Uma Vez" ("Once", Irlanda, 2006)


 
O despretensioso e peculiar musical dirigido por John Carney caiu nas graças do público, e, de quebra, viu a balada Falling Slowly levar a estatueta do Oscar de melhor canção. Rodado com orçamento baixo mesmo para os padrões de um filme independente, "Apenas Uma Vez" mostra os encontros e desencontros de um casal interpretado pelos músicos Glen Hansard, líder da banda The Frames, e pela pianista checa Markéta Irglová.
Destituídos de nomes, ela, que ganha a vida como florista nas esquinas de Dublin, e ele, que nas horas extras levanta um trocado como músico de rua, desenvolvem uma paixão quase platônica pontuada por canções melodiosas, interpretadas, claro, pelos próprios atores. 

"Ventos da Liberdade" ("The Wind That Shakes the Barley", Irlanda / Inglaterra, 2006)


 
O filme que guarda no título original uma tradicional canção irlandesa rendeu ao diretor britânico Ken Loach a Palma de Ouro de Cannes. As estonteantes colinas do Condado de Cork servem de cenário para a história do jovem Damien (Cillian Murphy), estudante de medicina que se junta às fileiras republicanas no intuito de combater a ocupação britânica em terras irlandesas, nos anos 1920.
Com a divisão da ilha em duas e, consequentemente, com a manutenção do norte do território sob jugo da Inglaterra, Damien e parte de seus companheiros de guerrilha descontentes com o desdobramento do conflito se voltam não apenas contra as tropas britânicas, mas também contra seus antigos companheiros, que aceitaram os termos do governo inglês. 

"Domingo Sangrento" ("Bloody Sunday", Reino Unido / Irlanda, 2002)


 
Grande vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, "Domingo Sangrento" é um retrato realista do massacre que vitimou 27 pessoas durante uma passeata promovida pela Associação dos Direitos Civis no condado de Derry, na Irlanda do Norte, em 1972. Pelas lentes do diretor Paul Greengrass, o evento que teve papel fundamental no processo de paz na região é abordado de maneira tão crua quanto impiedosa.
O despreparo dos militares britânicos designados para escoltar a marcha e a tensão latente que envolvia os manifestantes são acompanhados por uma câmera perturbada, que dá a medida do estado de ebulição em que se encontrava a ilha em meados dos anos 1970. Nos créditos, Bono solta a voz em uma versão encorpada de "Sunday Bloody Sunday". 

"Michael Collins - O Preço da Liberdade" ("Michael Collins", Irlanda / Reino Unido / Estados Unidos, 1996)


 
O diretor Neil Jordan ("Entrevista com o Vampiro") vai buscar na genealogia do IRA e de seu braço político, o Sinn Fein, a história de Michael Collins (Liam Neeson), personagem central na conquista de independência da República da Irlanda. Momentos decisivos na história da ilha, como o levante de Páscoa de 1916 e a Guerra Civil, são retomados pelo filme indicado a dois Oscars. 

"O Lutador" ("The Boxer", Irlanda / Estados Unidos, 1997)



 
Daniel Day-Lewis reata a parceria com o diretor Jim Sheridan --os dois haviam trabalhado juntos no premiado "Em Nome do Pai"-- na pele do boxeador e ex-integrante do IRA Danny Flynn. Após passar anos de prisão por um crime que supostamente não cometeu e romper com seus ex-companheiros de milícia, Flynn precisa enfrentar o poder paralelo do Exército Republicano Irlandês para recomeçar a vida em uma Belfast tencionada pela ocupação britânica. 

"Café da Manhã em Plutão" ("Breakfast on Pluto", Irlanda / Reino Unido, 2005)


 
Munido de leveza e bom humor, Neil Jordan nos apresenta a história de Patrick "Kitten" Braden (Cillian Murphy), jovem transformista que deixa a conturbada Irlanda dos anos 70 rumo às ruas de Londres. Na capital inglesa, Kitten parte em busca da mãe --que o abandonara ainda bebê--, enquanto trava contato com um militante do IRA e outros personagens que ajudam a definir sua identidade.
Uma trilha sonora caprichada, com Van Morrison, T-Rex, Buffalo Sprigfield e Gavin Friday, entre outros, embala a comédia. 



Além desses filmes, podemos citar as lendas celtas, sempre haverá referências sobre a Irlanda, um exemplo é o filme Tristão e Isolda. Ou seja, além do talento dos irlandeses, história nunca irá faltar para esse país.

Quem quiser saber mais filmes, segue uma lista de mais de 30 filmes irlandeses.

Agora é pegar uma pipoquinha e curtir as histórias.

Cya.

0 comments:

Postar um comentário