• .

Curiosidades sobre a Irlanda #3

5 invenções irlandesas





O submarino

John Philip Holland não foi o inventor do 1º submarino, mas foi ele que revolucionou a industria naval em 1878, seu submarino chamado de Holland 1 é o 1º a ter periscópio aquela "luneta" que vai em cima do submarino, que mesmo embaixo da água, ainda era possível observar o que estava sobre ela , o 1º que navegava em uma distância de 12 pés (3,66 metros) de profundidade, foi vendido a marinha americana em 1901.

John Holland e sua obra prima.

A fotografia colorida

Em 1894, o irlandês John Joly, inventou o método de colorir as fotos, antigamente era necessários 3 películas (uma amarela, uma púrpura e uma azul-verde), John conseguiu juntar as 3 lâminas de pigmentos coloridos por uma só. Depois de revelar a foto, ela era fixada sobre um filtro que reunia partículas microscópicas de cada uma das três cores fundamentais. Os irmãos Lumière trabalharam nesse método em 1903 e passaram a comercializá-lo em 1907.


Curiosidade dentro da curiosidade: John Joly também é conhecido como o inventor da radioterapia no tratamento de câncer e ele possui uma cratera em Marte com o seu nome.

Foto colorida de John Joly

Química moderna

A química que você aprende na escola hoje, deve-se muito ao físico e químico irlandês Robert Boyle, em 1661 com a obra "The Sceptical Chemist" abriu uma nova era na história da Química, predefinindo, ainda de modo algo vago, os modernos conceitos de "átomo" e de "molécula".Boyle é considerado o fundador da análise química devido aos seus estudos sobre a composição dos corpos.

Pintura de Robert Boyle

Água com gás

Não se sabe da veracidade do fato, pois alguns afirmam que John Prisley foi o inventor da água com gás outros apontam o irlandês Robert Percival como o inventor.

 O "vovô" dos refrigerantes, a criação do dióxido de carbono em água, foi criado em 1800 pelo quimico formado na Trinity College , Robert Percival, criando assim, a água com gás.Como tudo "bebível" vira algo alcoólico, na Irlanda o povo geralmente mistura água com gás com Whisky ou com Campari.




Guinness


A Guinness é uma cerveja irlandesa cuja história teve início em 1759, quando Arthur Guinness alugou uma fábrica em Dublin, na Irlanda, e começou a produzir sua cerveja.Com quase 300 anos de história, a cerveja Guinness é produzida com a mesma composição: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura. A  cerveja Guinness é produzida localmente em 55 países e comercializada num total de 155 países, possuindo 80% de participação no mercado mundial de cerveja preta. Ao redor do mundo, 170 mil pubs consomem 10 milhões de copos (pints) de Guinness diariamente.

Curiosidade dentro da curiosidade: A fábrica da Guinness ainda é alugada, porém podem ficar tranquilos, já foram pagos antecipadamente o aluguel de 9 mil anos. Sobre a cerveja, falarei mais sobre ela no meu próximo post.




Adaptado do infográfico do site Go Ireland


0 comments:

Postar um comentário