• .

GNIB - Visto stamp 2 (Estudante)

Em mãos


GNIB é o visto para ficar na Irlanda, todo estudante necessita para regularizar a sua situação, de estudante temos o Stamp no 2 (cursos de duração minima de 25 semanas) que possui a validade de 1 ano, podendo renová-lo em até 3 anos. E stamp no 4. (cursos superiores), este com validade de 7 anos. Agora vou contar um pouco da história de como adquiri o meu.



Dia 13/08/2012, eu e minha parceira de caminhada por Dublin, Bia Guedes, resolvemos pedir o statement (extrato bancário) no banco, o sistema deles é um pouco diferente, você não pede na máquina e o extrato sai na hora, aqui é necessário ir no caixa e pedir o extrato, porém não é dado na hora, você só receberá uns 4 ou 5 dias depois pelo correio. (bizarro né). 

Enfim, para tirar o GNIB você precisa do documento do seguro governamental ou do seguro que tenha pelo menos €25 mil de cobertura, o seu passaporte e esse extrato bancário.

Acontece é que os caixas eletrônicos emitem o balanço da sua conta, resolvemos arriscar e ao invés de esperar o extrato, fomos com esse balanço. O problema é que esse balanço não emite o número da sua conta, logo pode ser o balanço de qualquer um e ele NÃO É ACEITO.

Confiando na sorte dos irlandeses, fomos ao escritório de imigração da Irlanda (13-14 Burgh Quay - Dublin 2), após a aula, chegamos e entramos em uma fila para pegar a senha, passamos por uma triagem e até o momento, tudo bem.

Esperamos cerca de 2 horas (sim o processo é demorado), até que fomos chamados na cabine, demorou um pouco pois preenchemos um formulário (simples, seus dados e quando você chegou a Dublin). A mulher implicou com o balanço, mas acho que estava de bom humor e deixou passar (mas não contem com essa sorte moçada, esperem o extrato). Paguei 150 euros com meu quartão do banco. Que automaticamente debitou da minha conta. (Atenção, cartão de crédito e dinheiro vivo não são aceitos) as duas formas de pagamento é cartão de débito (no qual você pega o GNIB na hora) ou por boleto bancário que... adivinha, você receberá o cartão pelo correião lindo de Deus da Irlanda.

Cerca de 30 minutos, através do sistema de som, é anunciado a sua nacionalidade e seu nome com um sotaque carregadíssimo, o meu saiu algo de Anderson Cizar d Siueva. Peguei meu VTM, conferi se os dados estavam certos e pronto. Estou legalizado até o dia 05/08/2013.

1 comments: