• .

A busca por um emprego





Agora começa o intercâmbio.


Depois de tirar a documentação necessária , você está apto para trabalhar meio período enquanto estuda e depois em jornada normal. O leque de empregos é muito grande, geralmente os brasileiros trabalham em restaurantes, pubs, lojas, entregando ou vendendo jornais, hotéis, sendo babás, escolas.

Comecei a me organizar e criei dois currículos, um de vendedor, que é a profissão que eu quero e tenho experiência, e outro para auxiliar de limpeza e auxiliar de cozinha, pois são as profissões mais oferecidas por aqui. Para ver vagas temos alguns sites:

Fas , orgão do governo que oferece busca de empregos aqui na Irlanda. Com a crise eu imaginei que estaria sempre lotado, mas todas as vezes que eu fui, quase não vi uma alma, e quando vi era algum estudante procurando part-time. O bom do FAS é poder imprimir ou tirar xerox (que é o meu caso, pois a impressora está quebrada) dos currículos de graça, geralmente são 10 cópias, mas se a pessoa estiver em um bom dia, ele imprime mais. (No meu caso foi umas 15 para cada currículo).

Outros sites pela internet

Jobs.ie , gumtree e a comunidade do facebook - jobs in ireland. Onde os brasileiros se ajudam quando há oportunidades de emprego por Dublin.

Meu esquema é, aula - andar pela cidade e entregando currículo, e a noite, entrar nesses sites, procurar os lugares e enviar  por email e no outro dia,  pessoalmente.

Ainda não comecei, porém já enviei alguns emails. Consegui uma entrevista para segunda feira de auxiliar de limpeza e hoje eu também enviei um currículo no qual serei chamado para trabalhar no evento.

Agora, falando do mercado de trabalho, o inglês é importante, mas não define, muita gente que tem o básico e consegue emprego, o quem indica é muito forte por aqui, então ter amigos, além de melhorar o convívio longe da família, são ótimas fontes para conseguir um emprego. O negócio é ser persistente e sempre pensar positivo. Estou muito tranquilo quanto a emprego, há vagas, e sei que em breve estarei em algum lugar fixo. Agora é arregaçar as mangas e ir para a luta. Wish me luck.

2 comments:

  1. Boa sorte na procura por um emprego! Abraços. Deise

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anderson!!!

    Boa sorte na sua busca, tenho certeza que em breve vc conseguirá algo!

    Assim como vc, tb tenho a mesma impressão em relação aos irlandeses, que de fato não estão desesperados assim por emprego, como algumas pessoas me fizeram antes da minha chegada!!
    Eu e Márcio, tiraremos semana quem vem o GNIB, provavelmente e logo tb estarmos na nossa busca e se eu souber de trabalho, te falo!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir