• .

Preparando: Fechar com agência ou direto com a escola? - parte 3


Ola, agora a parte final , irei contar qual foi a minha escolha e um parecer sobre essa dúvida.

O que é melhor? Fechar com agência ou direto com a escola?


Para quem não viu, entrevistamos o Sr. Carlos Rua  , representante da escola SEDA em Dublin e entrevistamos o Sr. Gustavo Luiz de Souza , representante da agência STW Intercâmbio que possui sede aqui no Brasil e na Irlanda.



Voltando ao assunto, o que é melhor? Fechar com agência ou direto com a escola?

A resposta dessa pergunta é : PESQUISE

Não dá para definir, há agências boas e ruins e também há escolas boas e ruins, para saber disso só com a pesquisa, procure sobre o passado dessas empresas, verifique se alguém já teve algum problema e se ele foi resolvido e como foi resolvido, procure e perceba se há muitas opiniões parecidas sobre a empresa, pergunte em blogs/comunidades do orkut/ grupos do face, em blogs , mandem scraps/emails/mensagens para as pessoas que você descobriu que foram com alguma agência ou com a escola. Descubra contatos nessas escolas. Veja quais são os seus serviços e se são de qualidade.

Olha a quantidade de coisa que eu te disse para fazer e nem falei sobre pesquisar preço.

Até por que isso é MUITO relativo, já vi escolas oferecendo um preço maior que agências e oferecendo o mesmo serviço, justamente por que as agências possui parcerias com  as escolas, empresas de transfer, seguro saúde, etc , porém também vi agências com o preço maior em TODOS os itens em comparativo com o preço da mesma escola, por isso é importante deixar bem frisado: PESQUISE PRIMEIRO SOBRE A QUALIDADE DOS SERVIÇOS E DA EMPRESA PARA DEPOIS SABER O PREÇO.

Lembre-se: Nem sempre preço alto é sinônimo de qualidade, por isso,  há necessidade de pesquisar.

Tem gente que sente segurança se tiver uma agência dando assessoria, tem gente que acha isso besteira e que pode se virar sozinho. O que eu digo é se você sentir confiança na empresa (seja ela agência ou escola), se pesquisou e viu que de fato é de qualidade, e está sem dúvidas quanto a isso, vai em frente e feche. Pela última vez, o importante é pesquisar, quanto mais informação, melhor, se não fizer isso pode acontecer como esse grave episódio da escola Abbey College, que deixou vários estudantes brasileiros na mão, e ae? Vai lutar na justiça Irlandesa e esperar o veredito? Ou então, pode acontecer esse grave episódio da agência Você pelo mundo , e ae? Imagine a dor de cabeça que infelizmente todos eles tiveram que sofrer, então pesquise muito, ok.

Ah é, o que eu fiz? Com quem o autor do blog fechou? Escola ou agência? 
Resposta: Com ambas.

Depois de muito pesquisar, foi mais de um ano de conversas e mais conversas, orçamentos, dúvidas, busca de informações, finalmente eu fechei com a escola ECM College.



Com eles eu fechei o curso, a acomodação e o seguro saúde governamental,  resolvi não fechar transfer por que acredito ter um inglês suficiente para pedir para o taxista me levar para a acomodação.

O seguro saúde particular eu fechei com a agência STW Intercâmbio, consegui uma condição boa e o atendimento foi muito bom. Fechei o seguro GTA Bronze, dando uma tranquilidade a mais estando no intercâmbio. (Depois falaremos sobre os seguros de saúde).

O planejamento continua, ainda não fechei a passagem, estou pesquisando, quem sabe não consigo uma condição especial com alguma agência, se não conseguir, fecho por conta mesmo.


Se foi uma decisão acertada ou não, só saberei futuramente, pode deixar que eu relatarei.

Até mais.

2 comments:

  1. Certamente você fez certo ao pesquisar. Mas acho que você relevou uma das coisas que considero mais importantes que seriam os seus direitos de consumidor.

    Ao fechar diretamente com uma escola no exterior, você está abrindo mão dos seus direitos de consumidor no Brasil. E isto, é irremediável. Hipoteticamente falando, qualquer tipo de problema/desacordo que você tiver com esta escola deverá procurar seus direitos no país de destino onde naturalmente as coisas serão mais complicadas pois certamente você não conhece a legislação local.

    Vale lembrar que fazer este tipo de negociação é algo complexo e demanda certa quantidade de malícia para não ser lesado. Eu não acredito que qualquer pessoa o consiga fazer sem correr riscos.

    Como via de regra, eu sempre procuro fazer aquilo que é mais seguro. E assim recomendo as pessoas.

    abs

    Marcelo Góes.

    www.marcelogoes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que honra ter você no andertrip Marcelo, você foi o meu primeiro contato ao realizar o sonho do intercâmbio, muito obrigado pela visita.

    Não preciso complementar mais nada, perfeito o comentário.

    ResponderExcluir