• .

Esportes Irlandeses



Alguns esportes de origem céltica perpetuam até hoje na Irlanda. Conheça-os:





Irlandeses precisam de proteção

Hurling: é um jogo nacional irlandes de origem celta, semelhante ao hóquei. Duas equipas, compostas por 15 elementos cada uma, tentam introduzir com a ajuda de uns bastões, uma bola (do tamanho do tênis) na baliza contrária. As dimensões do campos são: 120-146 m de comprimento por 75-91 de largura. A baliza tem forma de H, como a de rugby, mas na sua parte inferior, está equipada com uma rede. As medidas da baliza são: 6,40 X 2,44 m; altura dos postes, 4,88 m. O jogo é contabilizado através de gols e pontos. O gol consegue-se quando a bola ultrapassa a linha sob a trave da baliza, valendo então três pontos. Se passa pela parte superior, entre os postes, vale um ponto.

 



.
Futebol de macho, aqui não tem falta.

Futebol Gaélico: O futebol irlandês (em irlandês Peil ou Caid), também chamado de futebol gaélico, é a forma de futebol mais jogada na Irlanda. É, junto com o hurling, o esporte mais popular do país.Futebol Gaélico é jogado por times de 15 jogadores em gramado retangular com traves em forma de H localizadas no fim do campo. O objetivo principal é marcar gols,conduzindo a bola com chutes e socos. O time com maior pontuação no fim da partida ganha.Jogadores podem avançar no campo com uma combinação de carregar a bola, "soloiar" (fazer uma embaixada e pegar a bola novamente), chutando, e passando a bola com os pés ou mãos para os companheiros de time.




Dizem que o futebol gaélico foi a inspiração para criar os moldes do nosso futebol atual. Outro esporte muito popular na Irlanda é o Rugby , porém esse não é um esporte criado na Irlanda e sim na Inglaterra, mas mesmo tornou-se paixão nacional.

Cya.

2 comments:

  1. Olá, tudo bem?

    Vi o seu post no site Dublin BR, vamos trocar links? Já te linkei no meu blog tá!!

    Parabéns pelo seu blog, muito bom!!

    Att,
    www.jornadapelairlanda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Luciana, bem vinda ao andertrip.

    Links trocados. Parabéns pelo seu blog também.

    Abraços.

    ResponderExcluir