• .

Preparando: O passaporte



Para viajar para fora do país é necessário retirar o passaporte. Porém como que faz isso?

Antes de tudo certifique-se que tenham os seguintes documentos:

Documento de identidade, título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (se teve dois turnos, precisa levar os 2 comprovantes), documento que comprove quitação com o serviço militar (homens) e CPF, caso não tenha qualquer um destes citados, providenciar o mais rápido possível antes de continuar o processo. Caso tenha alterado o seu nome (casamento, por exemplo), não nasceu no Brasil  Mais informações você encontra no item documentação para passaporte comum.

IMPORTANTE: Antes de continuar, é válido fazer este procedimento em um computador com a impressora instalada.

Com os documentos nas mãos, vá para o site da Polícia Federal e logo na página principal você encontra o item : Requerer passaporte.

Dentro deste item você encontra instruções como documentos necessários (já resumidos acima), solicitação da emissão do passaporte e é exatamente onde você irá clicar.

Preencha o formulário com atenção, não são todos os itens que são necessários preencher, então preste atenção, passe o mouse sobre os "?" que são guias de ajuda caso tenha dúvida.

Depois do formulário preenchido, um número do protocolo será gerado (ANOTE ou imprima este número, ele é importante, caso queira tirar uma segunda via do boleto ou remarcar a data do agendamento), imprima as folhas e o boleto para o pagamento de uma singela taxa (GRU) de R$ 156,07. Você pode pagar essa taxa em qualquer agência bancária.

Após a impressão, aparecerá outra tela, é nessa que você irá agendar o dia e até o horário que irá levar os documentos necessários. Escolha o posto da policia federal que tenha na sua cidade, veja as mais próximas da sua casa, caso tenha mais de uma, veja se tem uma data próxima, ou caso não tenha, procure em uma cidade próxima.

No meu caso, agendei para a cidade de São Carlos, dia 18 de Janeiro às 11:00.

É só levar os documentos citados no inicio do post e o comprovante de pagamento do GRU no local agendado e pronto, aguarde um tempo (geralmente de 4 a 15 dias) para que seu passaporte fique pronto e busque no mesmo lugar que você o requisitou. Coloque o seu e-mail no cadastro para que seja avisado quando ele ficar pronto.


Observações:

Você pode remarcar a data do agendamento ou caso seu boleto venceu você pode tirar uma segunda via no site da Policia Federal sem problemas (por isso é importante guardar o número de protocolo).

Não precisa levar foto, ela é tirada na hora.



UPDATE 1: Fui ao posto de emissão dos passaportes, cheguei às 10:40, não tinha ninguém (exceto claro, os 2 atendentes), perguntaram o meu nome e o meu horário, pensei que teria que esperar até as 11:00 mesmo, mas não, já me atenderam logo em seguida, pediram os documentos, pegaram as digitais dos 10 dedos, tiraram a foto e carimbo meu comprovante de pagamento do GRU. Nesse carimbo eles colocaram a data que eu poderia buscar o passaporte (30 de Janeiro de 2012), não sei se é em todos os lugares, mas onde fui tem horário específico para retirar, no meu caso é das 12:00 às 14:00.  .

UPDATE 2: Entrem no dia no site da polícia federal, mais precisamente na parte consultar andamento, no dia que for buscar o passaporte e digite o seu CPF ou o número do protocolo, e verifique se tem o seguinte status:

"Documento de viagem confeccionado. Aguarde aviso por e-mail para buscar seu documento de viagem ou dirija-se à unidade do DPF a partir da data prevista conforme recibo de confirmação".
Se sim, é só correr para o abraço.

UPDATE 3: Hoje, dia 30 de Janeiro de 2012 (Exatos 12 dias após eu levar os documentos necessários no posto agendado), retirei meu passaporte, só precisei assinar um livro de controle, colocar o meu polegar na máquina e assinar o passaporte. Segue uma foto dele.



 Cya.

0 comments:

Postar um comentário