• .

Preparando: Dicas para melhorar suas finanças



Disciplina e paciência é o caminho.



1. Viva na sua realidade


Meu pai sempre fala. "Se você der um passo maior que a perna, você irá cair",  se você ganha X, gaste menos que X, é meio óbvio, mas tem gente que tem dificuldade em fazer isso, acaba parcelando um monte de coisa, depois não aguenta pagar, e a divida vira uma bola de neve, cartão de crédito é o mais cruel disso.

2.Elimine as dívidas

Primeiro "saia da lama" para depois prosperar, não dá para começar um plano sem que você não tenha terminado outro. Então se você tem parcelas e sabe quando elas terminam, é dali que você irá começar a planejar outro objetivo.

3. Tenha foco

Não há realização se você ficar saindo do seu caminho e se enganando toda hora, então tenha foco, trace uma estratégia e siga-a até alcançar o objetivo. Só assim para ter sucesso no que deseja.



4. Controle suas finanças

Faça um bloquinho e arranje uma pequena caneta e coloque em sua carteira, mais precisamente na parte onde você guarda as notas, após isso, marque todos os seus gastos durante o dia, depois passe para uma planilha do excel ou caderininho mesmo, e veja no fim do mês o valor de seus gastos. Essa é uma forma segura para criar o hábito de

5. Comprar somente o necessário

Antes de comprar qualquer coisa faça as famosas perguntinhas:

"Eu preciso disso?"
"Eu tenho o dinheiro?"
"Precisa ser agora?"

Lembrando que um não em qualquer dos 3 itens, já elimine a possibilidade de compra.Comprando somente o necessário, já é mais que suficiente para reduzir os seus gastos.

6. Conheça a linha dos juros

Quem parcela geralmente não conhece a linha do juros, imagina uma linha, de um lado você está a favor dos juros, ou seja, você está ganhando, como por exemplo, depositar esse dinheiro na caderneta de poupança, os juros que você recebe é quase nada, mas pelo menos você está ganhando. Agora, atravesse a linha, fazendo um parcelamento ou financiamento de algo, veja como esse juro é cruel com você.

7. Divida o seu salário

Todo extremo é prejudicial, ser radical e torná-se avarento, não o deixará feliz, ser gastão, também. Então divida o seu salário, geralmente faço assim:

50% do meu salário é o máximo que irei gastar com dívidas.
25% do meu salário é para o meu lazer e diversão
10% do meu salário é para o meu fundo de segurança (poupança)
15% ficam para imprevistos (sempre tem)

Assim, você supre as suas necessidades todo mês.

8. Tenha paciência

É difícil, com certeza, por isso tenha paciência, que de fato, é uma virtude, é demorado, mas sempre visualize e imagine seu objetivo realizado, isso lhe dará forças para continuar o seu caminho.

Se isso deu certo comigo?

Com certeza, foi graças a disciplina, que eu consegui fazer faculdade, ter um carro e agora estou realizando um sonho que é o de fazer intercâmbio.

Falando sobre ele, sabe qual o valor para ir para a Irlanda, no próximo post tratarei sobre isto.


Cya.

2 comments:

  1. Ter suas finanças controladas é igual dieta: tem que ter muita força de vontade para alcançar o objetivo...qdo percebe alguma evolução, ai que empolga e vai embalado....

    Abs

    Gizely

    ResponderExcluir
  2. Ola Gizely, bem vinda ao andertrip.

    De fato, a fórmula do sucesso é resumidamente isso.

    Quer emagrecer, tenha foco de quantos kg quer perder, busque informações sobre alimentações e dietas, tenha paciência e disciplina que os resultados vem através de seu esforço.

    Quer ficar forte, tenha foco de até onde deseja chegar, busque informações sobre alimentações, dietas e suplementos, exercícios, tenha disciplina e paciência e siga tudo que o instrutor te passe que os resultados vem através de seu esforço.

    Quer fazer intercâmbio, tenha foco no país que deseja e leia o andertrip, hahaha. =D

    ResponderExcluir