• .

Curiosidades sobre a Irlanda #2

De forma inesperada, a 1ª edição deste post foi a mais acessada do blog, quero deixar um muito obrigado  a todos, vocês são demais. Dando continuidade a série, segue mais algumas curiosidades sobre a Irlanda.


A Irlanda é a terceira maior ilha da Europa. Pelo fato de ter muito verde é chamada de Ilha Esmeralda. É também famosa por seus lindos campos, belos chalés e paisagens perfeitas.

Uma das canções mais conhecidas da Irlanda, quase um hino nacional extra-oficial, chama-se Thirteen Shades of Green (Treze Tonalidades de Verde). O título faz menção à característica mais famosa do país, seus campos verdejantes.

O país tem duas línguas oficiais: o inglês e o gaélico (“Irish”). Poucas pessoas falam gaélico corretamente, mas todos são obrigados a estudá-lo nas escolas.

Além de aprender nas escolas, o governo incentiva a manter as suas tradições, onde as placas são escritas em Inglês e em gaélico.

O anoitecer se dá às 16h00 durante o inverno e 23h00 no verão.

Bebidas alcoólicas não podem ser comercializadas após às 22h em supermercados e lojas especializadas

Há bancos sem a famosa porta giratória de segurança.

Os policiais da Irlanda são chamados de Garda, seu equipamento é composto de spray de pipenta e capacete.

A Garda é considerada a força policial menos eficiente do mundo.

Por "sorte" os ladrões Irlandeses também são os menos eficentes do mundo com isso, a Irlanda tem índices baixos de violência, apesar que após a crise, os números aumentaram, mas ainda assim, MUITO longe da realidade brasileira.

Você só pode pagar ônibus com moedas ou fazer o cartão deles e não recebe troco, você recebe um ticket que pode ser trocado em qualquer dia do ano no posto de ônibus.

Em Dublin não existe metros, e sim LUAS, que é um bondinho moderno.

Nesse LUAS, você paga na estação e pega o ticket, não há cobradores, você pode entrar e sair sem precisar entregar esse ticket para ninguém, porém as vezes há fiscais que entram para fiscalizar se todos pagaram, quem não pagou, terá uma generosa multa além de ser convidado para se retirar. (Situação deslegante, diria Sandra Annenberg).

Segundo a agência Mercer,  Dublin é a 26ª melhor cidade no mundo para se viver.

E por fim, Irlanda tem o 5º maior IDH (Índice de desenvolvimento humano) do mundo para efeito de comparação o nosso país ocupa a 73ª  posição..

0 comments:

Postar um comentário