• .

Preparando: A importância do planejamento financeiro



Próximo tema do blog será sobre planejamento financeiro, este é o primeiro de uma série de posts sobre o assunto, este tema transcede a linha do intercâmbio, um bom planejamento financeiro o garante realizar qualquer sonho, seja ele comprar um bem material desejado ou fazer aquela viagem, espero que essas dicas os ajudem como me ajudou.


Primeiramente, não sou nenhum profissional da área de economia, então não encontrará nenhum termo técnico ou nenhuma recomendação de investimento, apenas economia doméstica.

O que é planejamento financeiro?


Planejamento financeiro é um processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas,  objetivando tornar realidade seus  sonhos, desejos e objetivos, tais como: casa própria, poupar para a educação dos filhos, fazer a viagem dos sonhos, investir de acordo com o perfil pessoal, ser bem sucedido na carreira profissional, reduzir impostos, tornar-se empresário, aposentar-se confortavelmente, etc.

Tenha objetivo.

A maioria das pessoas trata de suas finanças “procurando gastar menos do que ganha” . Este é apenas um dos aspectos do planejamento. É necessário, entre outros aspectos, estabelecer objetivos, sem os quais a pessoa age como um barco sem rumo.
A vida produtiva tem várias fases, cada uma das quais apresenta seus desafios. Através do planejamento é possível identificar as oportunidades e dificuldades de cada uma, e definir, antecipadamente,  estratégias para enfrentar cada situação.

O gerenciamento adequado das finanças é o diferencial entre sonhadores e realizadores.


O planejamento das finanças não visa apenas o sucesso financeiro, ele é relevante para o sucesso pessoal  e  profissional.

O planejamento será o seu mapa de navegação. Mostrará onde está, onde quer chegar e indicará os caminhos a percorrer.


ALGUNS PENSAMENTOS ERRADOS SOBRE PLANEJAMENTO FINANCEIRO


1-       Esperar momentos de crise para tomar a iniciativa de fazer o Planejamento Financeiro;
2-       Não estabelecer objetivos financeiros mensuráveis;
3-       Confundir Planejamento Financeiro com Investimentos;
4-       Pensar que Planejamento Financeiro é somente para quem possui muito dinheiro;
5-       Pensar que Planejamento Financeiro é para quando ficarem velhos;
6-       Esperar retornos irreais para seus investimentos;


Comece agora, se você tem um sonho, faça-o dele um objetivo, trace estratégias para chegar no objetivo. Os próximos posts falarei de 2 livros ótimos sobre planejamento financeiro e também darei algumas dicas para aprender a poupar mais.

Cya.

0 comments:

Postar um comentário