• .

Preparando: Como levar dinheiro para o exterior? Parte 2



Há diversas formas de levar dinheiro para o exterior, seja por meio de transferência bancaria internacional, cheques de viagem, cartões pré-pagos, dinheiro vivo, etc. Falarei de 2 meios mais utilizados pelos intercâmbistas , o segundo será sobre cheques de viagem.



O traveller check, ou cheque de viagens, é uma forma cômoda e segura de levar dinheiro em viagens internacionais. É aceito em hotéis e em diversos estabelecimentos comerciais em todo o mundo, como lojas e restaurantes, e também pode ser facilmente trocado pelo dinheiro local em instituições financeiras ou postos de câmbio. Os estabelecimentos comerciais, no entanto, podem não aceitar pagamento em traveller, o que vai exigir o câmbio em instituições financeiras.
Os travellers checks que sobrarem poderão ser guardados para uso em outras viagens, pois não têm prazo de validade.

Dicas importantes

Antes de viajar, é recomendável anotar o número de todas as folhas de seu talão de traveller check em um bloco de notas e riscá-los à medida em que for usando. Desse modo, o turista tem um maior controle dos cheques já usados em caso de roubo. Esses, obviamente, não podem ser reclamados. Um dos principais golpes é roubar apenas uma folha do meio do talão para que o proprietário não perceba. Por isso, faça um checagem constante dos travellers e evite deixá-los expostos a risco.

O traveller check tem dois campos para assinatura: a primeira é feita no ato da compra do talão, e a outra, no pagamento de uma compra. O turista jamais deve assinar o espaço destinado para pagamento da compra antes de efetuá-la, o que seria equivalente a andar com um cheque assinado ao portador.

Algumas instituições cobram comissão na troca de travellers, às vezes de valor fixo pela operação toda, outras vezes por cheque trocado. Então avalie, para cada caso, se a comissão vai prejudicar ou não o câmbio, e qual a prática de outros bancos que também podem fazer a operação.

Cuidado com os valores trocados quando se aproxima o tempo de retornar ao Brasil. Trocar os travellers por moeda em espécie e depois trocar por reais no Brasil aumenta o custo da operação. Se for preciso trocar traveller por papel-moeda, é melhor fazê-lo aos poucos, também porque os travellers têm garantia de reembolso.

Seguro contra roubo, perda ou furto

Os travellers checks são reembolsados em casos de perda, furto ou roubo, desde que o cliente cumpra o acordo de compra, que inclui:

● Os travellers têm dois campos de assinatura. O primeiro (superior) deve ser assinado no momento da compra. A segunda assinatura (inferior) somente deve ser feita no momento do pagamento de conta ou troca, na presença de quem estiver recebendo o traveller;

● Guardá-los em local seguro, da mesma maneira que faz com seus documentos pessoais e dinheiro em espécie;

● Manter o comprovante de compra separado dos travellers. Este comprovante, também chamado de contrato de compra e venda, traz: nome completo, endereço, telefone, motivo da viagem, data prevista da viagem, taxa de câmbio, valor total adquirido e número de série dos travellers. É o número de série que o cliente deve informar à instituição emissora em caso de roubo ou perda. A instituição também pode exigir outros documentos, como boletim de ocorrência ou documento de identidade;

● Comunicar a ocorrência e suas circunstâncias à Central de Atendimento da emissora do traveller. O número do telefone encontra-se no porta travellers recebido no momento da compra. É preciso informar o valor, os números de séries, o local e data da compra. Por isso, mantenha um controle de quais travellers foram gastos de fato.


American Express® Travelers Cheques

Os American Express® Travelers Cheques são cheques em dólar americano ou em outras 6 moedas, disponíveis em diferentes denominações, que podem ser usados para o pagamento de despesas em hotéis, restaurantes, locadoras de automóveis, lojas e muitos outros estabelecimentos.

Caso o valor da despesa seja inferior ao valor do cheque, o estabelecimento comercial devolverá o troco em moeda local.

Ao comprar os cheques de viagem na moeda do país de destino, você se beneficia fixando uma taxa de câmbio competitiva. Os American Express® Travelers Cheques estão disponíveis em 7 moedas: dólar americano, dólar canadense, dólar australiano, euro, libra esterlina, iene japonês e franco suíço.

Mais informações sobre o Traveller check você encontra neste post do Marcelo Goes.

 Cya.

0 comments:

Postar um comentário