• .

Resumo do resumo, do resumo, do resumo da história da Irlanda

Sem google.


Trocaram meu professor, agora estamos com o professor Chris (terceiro professor com o nome com a letra C, fato interessante), ele estuda história em Dublin, e essa semana, ele aproveitou e contou o resumo, do resumo, do resumo, da história da Irlanda, desde o começo, até a independência, tudo isso em duas horas, eu tentarei resumir ainda mais, e fazer isso em um post, logo , já aviso que não tem caracter de pesquisa, só um pouco da história, contada de forma corrida. Vamos lá.

O começo

Na era do império romano, o único país não conquistado foi a Irlanda (na época a Escócia também era Irlanda), pois era considerada uma terra não produtiva, escura e com o clima não muito bom (continua assim), além que o povo de lá é pagão, se referindo aos celtas, o primeiro povo a ter seu lar na ilha esmeralda, por muito tempo foi assim, até que os Vikings chegaram dos países nórdicos e roubaram vários ouros da Irlanda. (dizem que se você chegar em museus da Suécia, Noruega, Finlândia, você encontrará ouro irlandês).


Vim para invadir essa praia

Porém, como vikings eram nômades, e passavam de tempo em tempo saqueando cidades, resolveram adotar a Irlanda como um lugar para chamar de seu, e se misturando com os celtas que lá estavam, criando assim uma nova sociedade, com o tempo os vikings começaram a erguer algumas cidades, como essas da foto.

Sim, Dublin é uma cidade criada pelos vikings

A disputa de poder



Antigamente, a Irlanda era separada por 4 regiões, Ulster (norte), Leinster (Leste),  Connaught (Oeste), Munster (Sul), cada dessas regiões, haviam várias fámilias ricas, que duelavam entre si para ser o rei da sua região, as mais sucedidas de cada região, duelavam entre si para conquistar a região de Tara, bem no centro da Irlanda, e assim, ser considerada a fámilia mais poderosa da Irlanda, e o mais velho dessa fámilia, o rei da Irlanda (chamado de High King). Porém esses reinados mudavam mais rápido que o clima, logo não tinha nada de interessante, até surgir o rei de Leinster, Dermot MacMurrough.
Dermot MacMurrough, conhecido como o Irlandês que vendeu a alma para o diabo. (pessoa querida), tentou a disputa  pelo posto de high king, porém fracassou, não contente com isso, viajou pela Inglaterra e pediu ajuda aos ingleses, em troca de terras, os ingleses concordaram e digamos, a disputa foi desleal, veja a diferença das vestes.

Celtas indo para guerra :

Quase isso, mas o corpo todo de azul e nú.

Ingleses:



É... ingleses venceram fácil, Dermot MacMurrough virou high king, a religião católica começou a surgir na Irlanda, e os ingleses que lutaram, se apaixonaram pela Irlanda e resolveram ficar, com o tempo se misturando aos Vikings que já haviam se misturados com os celtas, criando assim uma nova sociedade.

Inglaterra te quer ilhinha

O regime de fámilias continuou para algum tempo, porém a Inglaterra começou a observar a Irlanda com uma terra com potencial, e também com preocupação, pois o catolicismo estava crescendo próxima da protestante Inglaterra, a rainha ordenou as tropas para dominar a ilha, o que não demorou muito, afinal em termos de tecnologia, a diferença era gritante. Com isso, a mão de ferro inglesa imperou, banindo tudo e qualquer tipo de manifestação cultural irlandesa e obrigando ao povo a seguir o que a Inglaterra ordenava. Porém olhando pelo lado positivo, em termos de tecnologia e estrutura a Irlanda cresceu significamente, saindo de pequenos vilarejos para tomar corpo de cidades. Entre as várias crises e atos de rebeldia, talvez a parte mais triste dessa época foi:

A grande fome

Para se ter uma idéia, a Irlanda tinha 8,2 milhões de habitantes, após esse período, o número de irlandeses que mudaram de pais (maioria se mudaram para os Estados Unidos e Austrália) e também os que morreram, chegaram a quase 6 milhões de pessoas. A grande crise foi causada por uma bactéria que infectou todo o mundo, fazendo que todos os alimentos em baixo da terra ficassem impróprios, como a alimentação das fámilias pobres eram totalmente a base de batata, muitos ficaram sem comer, a Inglaterra, simplesmente não fez nada, o argumento : É Deus punindo os Irlandeses, além que era época do Darwinismo, o pensamento era, que os mais fortes sobrevivam, é apenas um processo de seleção natural.


Primeira tentativa de independência

A relação já não estava boa entre a Irlanda e Inglaterra, uma das reclamações, é que os direitos dos povos não eram iguais, irlandeses não conseguiam bons postos de trabalho, apenas os ingleses, veio a grande fome e a negligência inglesa foi o estopim para as primeiras buscas por independência. Em 1916, um grupo socialista tentou a primeira tentativa, sua mentalidade era a seguinte: A Inglaterra é capitalista, ela não irá nos atacar se ficarmos em prédios comerciais. (É, eu sei o que vocês pensaram). Então foram para a O'Connel Street e tomaram posse de várias lojas e do correios.
A rainha simplesmente disse, pegue o maior navio que nós temos próximo a Irlanda e destrua tudo. Simplesmente chegaram, onde é a O'Connel Street Bridge, atualmente, posicionaram as armas e destruíram quase toda O'Connel Street, os soldados ingleses capturaram os rebeldes, e como punição (na cabeça da rainha, esses rebeldes irlandeses apoiavam os alemães, pois estavam fazendo isso durante a primeira guerra mundial), eles executaram os 16 lideres, 1 a cada 2 dias. O que gerou uma revolta maior ainda na população.

 O'Connel Street destruída

Finalmente a independência

Meu professor não disse muito sobre, mas segundo ele, o que está nos livros, é que foi o maior feito da história da Irlanda,  o motivo de orgulho para os irlandeses, porém, segundo ele, a história não foi bem assim. Ele disse que em uma guerra de 2 anos (1921-1922), apenas 30 mil morreram, um número muito baixissimo. Sua teoria é que os ingleses cansaram e resolveram devolver a Irlanda, um possível pensamento era, "devolveremos, aguardaremos a situação ficar ruim, eles suplicarão para voltar para nós", lembrando que essa época o Reino Unido era a principal força do mundo, não foi o que aconteceu, com a ajuda da igreja católica, a Irlanda cresceu a um ritmo acelerado, a cultura renasceu, e é o que ela é hoje.

Michael Collins, herói irlandês, esse tinha lábia
 Agora que você está por dentro de tudo (na verdade quase nada) do que aconteceu com a Irlanda e ainda ganhou uma teoria que o maior motivo de orgulho inglês não é bem do jeito que contam na escola, você pode entrar no pub e dizer para algum irlandês, é o andertrip garantindo a sua primeira luta de pub.

Um pouco da história da Irlanda você pode conferir em filmes, como já havia dito nesse post.
Próximo post eu falarei um pouco sobre o folclore irlandes. Espero que tenham gostado.

Cya.



8 comments:

  1. A "grande fome das batatas" foi causada por um fungo (Phytophthora infestans) e não bactéria.

    ResponderExcluir
  2. Ola André e Débora, bem vindos ao Andertrip.

    Então, me informaram sobre isso, mas no vídeo que eu vi na Irlanda, eles falaram bactéria, e também já li um artigo que pesquisadores da Carolina do Norte descobriram que não foi esse fungo que causou o problema na Irlanda.

    Mas obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  3. Sim, entendo o que leu, muitas vezes são tantas informações q confunde mesmo. Sou biólogo e por um tempo estagiei em um laboratório de micologia(fungos) em SP, no instituto de botânica de SP e por ventura estudei esse fungo, pois fazia parte do projeto. Mas enfim, só tomar cuidado, pois bactéria é bem diferente de fungo. Abs
    André Marques

    ResponderExcluir
  4. Quase um historiador! rs
    Gostei muito de saber sobre isso. É muito interessante saber a história do lugar que escolhemos para passar um tempo!

    ResponderExcluir
  5. Ohhhh... que interessante!
    Vc sabe onde fica essa monumento pra lembrar da Great Famine?

    ResponderExcluir
  6. Sim, só seguir o rio sentido ponte da harpa que você acha.

    ResponderExcluir
  7. Anderson, muito legal a maneira que contou a história !

    ResponderExcluir