• .

O que os brasileiros deveriam aprender com os irlandeses


Esportivamente falando



Um dos esportes mais populares do país, a grande final, mais de 80 mil pessoas no estádio. Ontem foi a final do futebol gaélico (Se você não sabe o que é, eu fiz um post sobre - aqui).

A final sempre é na capital, no famoso estádio Croke Park, Donegal e Mayo mediram forças para saber quem seria o campeão da temporada 2011/2012. Donegal levou a melhor pelo placar de 2-11 a 0-13, mas que raio são esse números?

O da frente são os gols, não preciso explicar o que é gol né, os de trás, são os pontos, quando o time acerta entre a baliza acima do gol é computado 1 ponto. O gol é = 3 pontos, ou seja, se Mayo tivesse feito 0-17, a partida terminaria empatada e seria necessário um segundo jogo. Não foi o que ocorreu.

O meu destaque vai para a torcida, infelizmente, a mula aqui esqueceu de tirar fotos, e a cobertura da Irlanda não é tão boa e por isso, não encontrei fotos legais para mostrar o que eu vi. Torcedores de ambos os times, juntos em pubs, andando pelas ruas abraçados em um clima de harmonia, todos estavam lá pelo jogo e nada mais, dentro do estádio, a mesma coisa, é tudo misturado. Depois da final, chega a ser engraçado, eu fiquei com dúvida em saber quem era o campeão, vi torcedores de ambos os times, sorrindo, cantando, alguns sérios, alguns até chorando, não dava para saber, fiquei sabendo só quando cheguei em casa e vi na internet. Li o jornal hoje, nenhum relato de briga ou afins por causa do jogo.


Torcedores de Donegal e Mayo


A foto não é boa, mas pode ver que há torcedores de Donegal (Verde e amarelo) e Mayo (vermelho e verde) no mesmo local.

 Algo que ao meu ver, uma situação como esta, é improvavel no Brasil, pelo menos pro um bom tempo, espero que a mentalidade mude e perceba que é apenas um esporte, nada mais que isso, na vitória ou na derrota, o que conta é a diversão, algo que os irlandeses já aprendaram a muito tempo.

0 comments:

Postar um comentário