• .

O Folclore da Irlanda: A História de Setanta

Sorry, a demora.


Mais uma vez, meu professor Chris começou a debater sobre lendas urbanas e também folclore, contamos um pouco do nosso brasileiro e ele contou algumas histórias e lendas da Irlanda. Vou destacar essa por que é a única que eu lembro  achei interessante, a história é sobre o guerreiro celta chamado Setanta, mas antes um pouco sobre o folclore irlandês.

As histórias da irlanda são separadas em dois tipos, a primeira com história de fadas, bruxas, leprechauns e afins, a Irlanda é a Disney dos países, pronto falei, e o segundo tipo que são de guerreiros, reis e lutas celtas, porém também com uma áurea com magia e afins, segundo meu professor há 50% de coisas que de fato aconteceram, mas o restante é aumentativo ou apenas contos.

É o caso do guerreiro Setanta, um garoto já com habilidades incríveis, na época para entrar no exército celta, você teria que fazer tarefas impossíveis, tais como andar descalço pela floresta e não quebrar nenhum graveto, andar descalço sobre brasas, andar descalço  pela floresta e retirar os espinhos do pé em movimento, etc. 

Setanta conseguiu passar no teste quando tinha apenas 13 anos, os guerreiros impressionados com o talento do garoto, ficaram espantados, mas por regra, apenas quem tem 18 anos pode fazer parte do exército e mandaram ele voltar apenas daqui 5 anos.Não contente, Setanta foi para norte da Irlanda (região de Ulster) para desafiar  o famoso cão de guarda do rei, chamado Cúchulainn, era conhecido como o cão invencível, já havia matado dezenas e dezenas de guerreiros por toda Irlanda,

Setanta o venceu, a versão que eu ouvi, foi com um taco e bola de hurling, Setanta mandou a bola para a garganta do cachorro, matando-o engasgado, mas há versões com espada, lança, machado também.


Setanta wins, flawless victory
 O rei, impressionado, o nomeou para ser o novo cão de guarda de Ulster, mudando seu nome para Cúchulainn. Segundo a historia, Cúchulainn já derrotou mais de 10 mil guerreiros, sozinho, inclusive exércitos (Nem exagerou não).

Cúchulainn morreu em batalha, porém, sua imagem de quase morte, encostado em uma pedra, lutando até o fim, se tornou a imagem do espirito do irlandês, que luta até o fim, sem desistir de alcançar seu objetivo, você  encontrará a estátua dessa cena no GPO.

Tcharan, estátua no GPO

Voce a verá, dentro do GPO, ou passando pela frente em uma das janelas com um pouco da história, então quando você estiver pela área, não deixe de dar uma olhada.


Espero que tenha gostado, um abraço a todos.

2 comments: