• .

Faça um Check Up

Crie este hábito.




É sempre aconselhável que homens e mulheres, certifiquem-se do seu estado de saúde. Para quem quer saber o que está acontecendo com o seu organismo, para isso serve o check-up: uma bateria de exames ministrada por médicos especializados, através de equipamentos sofisticados e precisos que dão um diagnóstico detalhado acerca do funcionamento das funções do corpo.

Em nosso país, os check-ups não têm muita tradição. Nós, brasileiros temos a péssima mania de ir ao médico somente quando está doente. Nestes casos, o resultado check-up pode surpreender e mostrar diagnósticos de doenças em estágios avançados. além disso, existem pessoas que enxergam o check-up como uma salvação definitiva de todos o males, o que é uma mentira.

O aconselhável é mantermos uma periodicidade anual, porém em alguns casos, este tempo pode e deve ser menor, como em indivíduos portadores de hipertensão, colesterol alterado, diabetes, etc., evitando que algumas destas doenças se tornem graves.

Exame

O check-up é constituído por exame clínico geral e exames complementares como o hemograma, creatinina, glicemia, colesterol total e fração, triglicérides, ácido úrico, urina rotina. exames de fezes (parasitológico), eletrocardiograma, ergométrico e raios-X do tórax, entre outros.

De posse dos resultados o médico tem condições de determinar qual o tipo de conduta para o caso, como por exemplo, o aconselhamento de mudança dos hábitos de vida, recomendações com relação aos problemas do tabagismo, uso e medicamentos, outros exames complementares, etc.

Através do check-up, pode-se detectar ainda, doenças graves como, por exemplo, o câncer de pulmão ainda em estágios iniciais, o que permite a cura.

O check-up é uma das pontas da medicina preventiva que corresponde à união de dados da história clínica, exames laboratoriais e ergométricos – vinculados a uma análise de história pessoal do paciente em o objetivo de detectar doenças incipientes ou iniciais.

Adaptado de : eHealth Latin America.

Fiz o check up no mês passado, e estou tudo dentro dos conformes (ainda bem), fiz tudo pelo SUS, ou seja, não tive custo algum,recomendo a todos, criem este hábito, é sempre bom ter um "relatório anual" do que está ocorrendo em seu corpo. Não espere situações especiais ou uma doença aparecer para ir atrás, como dizem,"a prevenção é o melhor remédio".

0 comments:

Postar um comentário