• .

Conheça o certificado internacional de vacinação


 Vai viajar para o exterior? Então faça uma.



O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. A possibilidade de exigência do CIVP é prevista no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). A lista com os países que exigem o certificado está disponível na internet no sítio da Organização Mundial de Saúde (PDF).

De acordo com
Nota Técnica nº 06/07/DEVEP/SVS/MS (PDF) o Brasil passa a recomendar a vacinação contra Febre Amarela para viajantes procedentes de áreas internacionais de risco para transmissão da doença ou com destino a estas áreas, bem como para viajantes com destino as áreas nacionais de risco para transmissão da mesma.

Conforme a referida Nota Técnica, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), válido contra a Febre Amarela passa a ser exigido, conforme Decreto nº 87, de 15 de abril de 1991, somente para entrada em território nacional de viajantes internacionais procedentes de áreas de ocorrência de Febre Amarela que apresente risco para disseminação internacional. No momento não hánenhuma área apresentando risco de disseminação internacional da doença e, à medida que for estabelecido tal risco, será amplamente divulgado

Para estar protegido contra febre amarela, o viajante deverá ser vacinado no mínimo dez dias antes de sua viagem. Esta vacina terá validade de dez anos, devendo ser novamente administrada até o final desse período. A validade do CIVP corresponderá ao tempo de validade da vacina.


Vacinação

As vacinas dos Calendários Nacionais de Vacinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúdesão oferecidas gratuitamente em qualquer posto de vacinação instalado em diferentes unidades de saúde das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. Nestes postos o viajante receberá o Cartão Nacional de Vacinação, válido em todo território nacional

Para encontrar os Serviços de Vacinação Privados credenciados, acesse a lista atualizada (pdf).

Para viagens internacionais, apresente seu Cartão Nacional de Vacinação em algum Centros de Orientação ao Viajante para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Para agilizar seu atendimento, realize seu pré-cadastro  e obtenha juntamente informações sobre os cuidados com a saúde em sua viagem.

Fonte e maiores informações: Anvisa.

Ainda não retirei a minha, mas o farei assim que possivel, apesar da Irlanda não precisar emitir isso, é sempre bom levar um algo a mais, para quem é de São Carlos, agora a cidade possui um posto que emite o certificado (começou dia 1º de março).

A Irlanda não exigida nenhuma vacinação, porém a Anvisa recomenda tomar a de Sarampo quando for para a Europa, como tenho o meu reforço de scr (Sarampo - Caxumba- Rubéola) ainda pedente, vou tomar em uma data mais próxima (1 mês faltando).

0 comments:

Postar um comentário