• .

Preparando: Você



Sorry, mimimi storm.



Marcelo Goes já falava,  "nem tudo são flores em um intercâmbio", o que eu vou falar a seguir,são críticas no modo geral, eu ouvi várias vezes de diversas pessoas diferentes, no qual as chamarei de X (homem) e Y ( mulher) e Z para ambos, o que eu vejo, são muito brasileiros despreparados para fazer um intercâmbio, muitos acomodados, outros iludidos, saiba que intercâmbio é diferente de férias. Não vou cobrar a alma de viajante, até por que muitos não há possuem, você pode ter lapsos e é por isso que resolveu deixar sua vida no Brasil e começar uma nova aqui, nem todos estão dispostos a dividir um quarto ou casa com estranhos, sair da zona de conforto,comer a comida mais barata conhecida pelo homem e dormir em um chão gelado e duro de aeroporto para economizar o dinheiro do hostel, viajante faz tudo isso e sorrindo, até por que graças a isso, consegue conhecer esses lugares e postar fotos incríveis. Viajante não faz isso pela imagem bonitinha para os outros verem, faz para ver o mundo, conhecer outras culturas e se tornar uma pessoa melhor. Muitos intercâmbistas não entendem essa visão, e cai em um lapso de reclamão, no maior estilo mimimi sem sentido algum. Vamos as reclamações mais comuns:

" - Aqui é muito frio" Z

Sinceramente, se você sai do seu país para o outro, o mínimo que se espera é ler algumas informações sobre o novo lugar, é sério que não pesquisou como é o clima e as temperaturas médias?  Não estou falando daqueles que dizem, nossa essa semana ou dia estão gelados, eu mesmo faço isso, as vezes desanimo com o clima, são aqueles que ficam chorando e dizendo que é frio O TEMPO TODO. 

"- Aqui tem muito brasileiro" Z

Uma coisa que eu mais odeio, é ver o desprezo de outros brasileiros pelo o mesmo povo. É fácil ver na rua, alguém falando português e o próximo torcendo o nariz por ouvir isso. Depois fica reclamando para o mundo que só tem brasileiros. Vamos a uma conta rápida. Dublin é um ovo, a maioria das escolas são centrais, a maioria quer morar perto da escola por comodidade, logo, a maioria dos brasileiros moram na mesma região, logo como mágica, você ouvirá muito português por aqui. Experimenta sair um pouquinho do centro, veja como já muda de figura. Digo  mais, dois clientes da empresa fez algo que eu considerei louvável, eles pediram um tempo do curso (acredito que faltava 1 mês para acabar) e se mudaram de Dublin, foram para outra cidade no interior da Irlanda. Ficaram 1 mês, o aluguel é mais barato e só encontrou nativos, depois voltaram com um inglês melhor e terminaram o curso. Viajaram o que tinha que viajar e voltaram para o Brasil, felizes da vida. Ou seja, tem vários caminhos, como sempre, basta você querer. Reclamar não leva a lugar algum.


Já vi muito Y, que chora pelos cantos, reclama essas duas reclamações típicas, vive no facebook e anda com brasileiros, está esperando que o inglês caia do céu e ilumine sua mente, depois, frustrada, mete o pau no país, nas pessoas, no mundo, etc. Já vi gente que choramingou exatos 10 minutos depois que saiu do vôo. É para acabar né.

Já vi muito X, que faz o mesmo e de quebra bebe todo santo dia, sai dia, muitos não vão as aulas  e como resultado, o dinheiro que era para durar o tempo de curso (6 meses) dura nem metade. 

Fora os muitos acomodados de facebook, passam o dia inteiro lá e gostam de receber tudo mastigadinho, coisa que uma rápida pesquisa do google, resolveria, eu simplesmente  não consigo entender, como alguém conseguiu vir para cá.

Intercâmbio não é fácil, é necessário habilidade, engolir muito sapo, conviver com personalidades diferentes, culturas diferentes, é sair da zona de conforto a todo o momento, tem que ser forte, tem que ser flexível, tem que resolver problemas e muitas vezes não na sua língua materna, é graças a isso que você cresce como pessoa, e eu gosto que tenha isso, por que se não tivesse, seria MUITO sem graça.

A dica que eu sempre dou para tudo é: Pesquise, veja o que você está disposto a abrir mão, coloque na balança se vale a pena, veja se tem dinheiro para ficar aqui, se você não sabe por onde começar, acredito que a melhor área do blog é a Preparando, recomendo a leitura, pois consegui explicar passo a passo do pré - intercâmbio. (propaganda mode on).

O intercâmbio será a melhor experiência da sua vida, se você fazer valer a pena. Então esteja preparado. O país é o mesmo  para todos, é você que vai determinar se é bom ou ruim.

Desculpa o mimimi, mas precisava falar isso.


Abraços e segue o intercâmbio que eu ainda tenho 1 mês e pouco para curtir.




3 comments:

  1. Já vi gente indo fazer intercâmbio de 3 meses e fazer FESTA DE DESPEDIDA. E 2,5 meses depois estava de volta e fez FESTA DE RETORNO.

    A real é que tem uma grande parcela que não faz intercâmbio pra aprender inglês. Faz intercâmbio só pra enfeitar página de facebook e ter uma desculpa pra ficar 6 meses de férias.

    Mas isso não é exclusividade do brasileiro não, parece que é essa bosta dessa "Geração Y". Aqui em Londres tenho ouvido muito falar do "volunturismo", ou seja, o cara vai pra Tailandia ser voluntário de p... nenhuma. Tira umas fotos com uns pobres, enfeita o facebook e fica 3 meses na praia.

    ResponderExcluir
  2. Anderson, perfeito!!! Pensei isso ontem e concordo contigo sem mudar uma virgula.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Anderson!!
    Também não aguento mais mimimi alheio, putamerda.
    E o pessoal do facebook que nem tem coragem que procurar a coisa mais simples do mundo no google...

    ResponderExcluir