• .

Passeio de Turista Parte 1 : Kilmainham Gaol



Fui preso.


Para quem se interessar na história da Irlanda, a prisão Kilmainham Gaol é um prato cheio, pagando apenas 2 euros (graças ao cartão de estudante), você fará um tour de 1 hora por dentro de um dos lugares mais improtantes da história local, foi aqui que a Irlanda abrigou muita gente durante a época da grande fome (dizem que o povo preferia ficar dentro da prisão, pois tinha comida) e também foi onde os britânicos executaram 1 rebelde Irlandês a cada 2 dias. (Você verá lista nas fotos).

O tour, obviamente em inglês, sempre muda por semana, então quem quiser ir mais vezes, vale a pena, na nossa vez, o guia levou um grande grupo (mais ou menos 15 a 20 pessoas estavam com a gente) e começou em uma igreja, onde ele contou que os presos rezavam todo domingo, porém a história mais interessante foi do casal  Plunkett, sendo que o homem foi condedado a morte, seu último desejo era se casar com a amada. O que aconteceu (no museu após o tour, você pode ver as fotos e também o anel de casamento), após o casamento, os britânicos concederam 10 minutos para o casal na jaula, porém não as sós, sob a surpevisão de dois guardas, não houve conversa, não tinha o que falar, Plunkett escreveu uma carta (que você também encontra no museu) contando tudo que sentia por ela, 3 horas após o casamento, ele foi executado.

Continuando o tour, você passa pelas celas, e ele explica o que aconteceu nelas e também mostra alguns dos rebeldes foram trancados. Na nossa vez mostrou sobre Charles S. Parnell, um Irlandês que lutava pela igualdade entre britânicos e irlandeses, que todos mereciam o mesmo direito. Porém, por ironia, foi preso em uma cela, que foi decorada pelos seus servos (sim Parnell era um landlord muito rico) e recebeu uma cela extra, que era usada só para dormir, além de que tinha liberdade de receber quem quiser, além da comida, que não era da prisão e sim da prefeitura, e quando não gostava do prato, ordenava para trazer outro de qualquer restaurante da cidade. (Sinta o poder).

Após isso, paramos em um saguão que foi um dos primeiros a serem construidos no modelo, onde você fica no centro do saguão e consegue ter a visão de todas as portas das celas em todos os andares.

Ao terminar, fomos ao local onde executaram 1 rebelde de 1916 a cada 2 dias, durante 1 mês.

Para quem gosta de história, recomendo fortemente a cadeia Kilmainham Gaol, cadeia essa que serviu de cenário para vários filmes, tais como: 

The Quare Fellow, 1962



Depois, fomos liberados, onde passamos pelo Museu, onde você pode ver vários ítens que foram citados durante o tour. Segue algumas fotos:






































3 comments:

  1. nuss que legal isso. aonde fica?
    abraços

    www.martinanasviagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Martina, bem vindo ao andertrip

    A prisão fica em Inchicore Road, Dublin 8

    O tour dura 1 hora em média, fica proximo ao museu de arte moderna, se tiver aberto, vale a pena ir nele também, por que tem um dos jardins mais legais que eu vi aqui em Dublin.

    ResponderExcluir