Pages - Menu

Pages

06/05/2014

Atenas - Parte 3 - Acrópole e praia Grega



Uma coisa boa e outra ruim.




Quem não viu, acompanhe a parte 1 e parte 2, e depois leia aqui, ok? ;)



Finalmente chegamos ao local onde a cidade de Atenas surgiu, mas antes, o que seria Acrópole?

Acrópole, era um modelo de cidade/fortaleza, construído sobre lugares altos, de difícil acesso e construída longe dos mares. Tudo isso era feito como medida de proteção, pois, assim, evitavam invasões inimigas, e se as tropas tentassem mesmo assim, encontrariam vários obstáculos pelo caminho e aqueles guerreiros mais fortes, chegariam na cidade já cansados e fáceis de abater pelas tropas Gregas.

Diversos modelos de Acrópole foram construídos na Grécia, mas nenhuma dela obteve exito e prosperou, a única que teve um certo sucesso, foi a Acrópole de Atenas

Dentro da Acrópole temos, o Partenon, que era uma espécie de banco na época, que depois se transformou em uma igreja, mas o que vale ressaltar, é que o Partenon representa o que há de melhor na arquitetura grega (vai dizer que você não pensa nessas colunas, quando falamos de arquitetura grega), o Partenon é considerado um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade.




Partenon

Também encontra-se o Erecteion, templo finalizado em 406 a.c. e tinha como objetivo adorar Atena, Hefesto e Erecteu.


Erecteion

O Teatro de Dionísio, conhecido como o berço do teatro ocidental e também da trama, nome vindo do Deus do Vinho, Dionísio, em grandes festas anuais em sua honra, eram feitos cantos rituais, danças e sacríficios que resultaram em representações teatrais.


Teatro de Dionísio


Odeon de Herodes Ático é uma construção "recente" se compararmos aos outros prédios, foi criado em 161 d.C, criado por...Herodes, em homenagem a sua falecida esposa, construído com bastante mármore e cedro, com capacidade para 5 mil pessoas, o local foi destruído e reconstruído em 1957, onde podemos ter agradáveis apresentações ao ar livre nesse magnífico local.


Odeon de Herodes Ático


Por fim, o que mais me surpreendeu nesse local foi o Templo de Hefesto, Deus do fogo, a conservação dele está quase 100% original, diferentemente das outras construções.




Templo de Hefesto

Acropóle visitada, retornei ao hostel (sim, a parte 2 e 3, foram no mesmo dia), descansei, jantei, tomei uma cerveja grega (Alfa) e decidi que o próximo dia eu dedicaria para uma praia. Pesquisei na internet se havia alguma próximo a Atenas e descobri que por 5 euricos e uma viagem de bonde, você chegaria na praia de Álimo. 

Cerveja Alfa, aprovada.

No dia seguinte, para minha sorte, o belíssimo tempo, mudou, e peguei até chuva, mas mesmo que isso não ocorresse, a praia estava vazia (dia de semana), tinha alguns gregos tontos fazendo clip de rap (que deve ter pela internet, mas não procurei), a praia era extremamente rochosa, e o mar não estava convidativo, fiquei 1 hrinha apenas e retornei para a cidade, onde eu explorei os museus da cidade.


 Foto clichê de praia, meh.




Os museus ficarão para o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário